O conceito de compras estratégicas e gestão de suprimentos compreendem que a aquisição dos insumos e produtos que impactam as vendas, o faturamento ou o funcionamento da empresa, requerem uma gestão e visão de planejamento.
Neste mês o mercado brasileiro de segurança está encarando uma crise de abastecimento de coletes❗ e estruturas balísticas. Isso ocorre por que a fibra de aramida, matéria prima base dos coletes balísticos, é oferecida por não mais do que 3 gigantes internacionais, que abastecem o mercado mundial e o aumento da demanda já gera reflexos em nosso mercado.
Embora muitas empresas do setor privado não deem a devida atenção ao colete, ele é um item extremamente estratégico pois sem ele:
🚫 Nenhum posto armado pode ser implantado
🚫 Continuar em funcionamento caso os coletes em utilização estejam vencidos
🚫 Há também impactos legais e jurídicos caso o setor de compras não garanta esse abastecimento em empresas de segurança.
Gerir estes suprimentos através de uma visão de compras estratégicas passa por um processo que envolve:
📈 Projeção de demandas futuras;
🤝 Antecipação de negociação e cotações;
✍️ Implementação dos contratos de fornecimento que garantam a entrega.
Compreender que o colete balístico dentro de uma empresa de segurança privada é um produto estratégico. Não só assegura o abastecimento, mas também agrega benefícios como padronização, organização e redução do ciclo de compras, aumento da competitividade no mercado e melhor qualificação dos fornecedores.
Commentaires